Aumentando a duração da bateria do Notebook

Me diga, quantas vezes você estava fazendo alguma tarefa de extrema importância e o notebook acaba a bateria, sem nenhum tomada por perto?

Seria um sonho, um portátil aguentar um dia inteiro de trabalho sem precisar de nenhum carga extra, mas, isso está muito longe da nossa atual realidade. A maioria dos notebooks suportam em média 2h de trabalho, e as vezes até 1h de trabalho intenso com ele.

Apesar disso, existem algumas ferramentas que podem ser usadas para aumentar o período de autonomia do laptop, o que pode trazer um ganho de até 50% no tempo de duração da bateria. Algumas dicas para você:

Vista Battery Saver (VBS)

Apesar de o próprio Windows Vista possuir um software de controle de energia (falarei a seguir), ele não faz um controle total para que exista um ganho de energia maior. Como desativar os efeitos gráficos por exemplo. O Vista Battery Saver, oferece um controle totalmente automático e mais “completo” sobre a economia de energia, chegando em uma economia de até 55% da bateria do notebook.

Software do próprio Windows Vista

O Vista, como falei anteriormente, possui um controle de energia muito bom, mas não chega a ser completo, obtendo ganhos de até 32% no tempo da bateria do notebook. Para quem não quer fazer o download do Vista Battery Save, é uma boa opção. Para acessar o controle de energia do Windows Vista faça o seguinte:

Na Área de Notificação (onde fica o relógio), dê um duplo clique no medidor de bateria, e escolha, economia de energia.

Ao clicar em “Mais opções de energia”, você obtém uma enorme lista de configurações que podem ser feitas, para quando você estiver utilizando o notebook apenas com a bateria.

[Update] Software do próprio Windows Vista Service Pack 1

Com o novo pacote de atualizações, o sistema de economia de energia ficou muito melhor, podendo obter até 45% de economia de energia, e seria a melhor opção para quem quer um notebook durando mais tempo fora da tomada. Os controles são os mesmos, algumas funções melhores.

Software no Windows XP

Sei que a maioria considera o Windows Vista como o Windows ME de visual novo, a maioria das pessoas não gosta, e assim, preferem utilizar o windows XP.

O software de controle de energia do XP, além de ser muito mais simples de configurar, obtem um desempenho razoavelmente melhor que o do Vista, chegando até a 35% de economia. Lembrando que o Vista service pack 1, ou o VIsta com o Vista Battery Saver ainda obtem resultados muito melhores.

Para acessar o software também é muito simples, dê um duplo clique no medidor de bateria, e selecione a opção “Maximizar bateria”, o que vai fazer seu computador ter um menor consumo de bateria.

Bateria reserva

Sei que é óbvia essa dica, mas importante dizer que é a melhor solução para se obter uma melhor autonomia do notebook. Principalmente quando se têm um carregador externo de bateria, que custa em média 250 reais, assim, você poderá carregar um bateria, enquanto usa outra no notebook.

Um coisa importante

Diferente das baterias antigas de níquel-cádmio, as novas baterias de notebook, as de íons de lítio devem ser recarregadas antes que a carga se esgote completamente, fazendo isso você prolonga a vida útil da bateria.

Enfim, qual a melhor opção de sistema operacional.

Definitivamente o Windows Vista Service Pack 1 com o software Vista Battery Saver instalado.

12 thoughts on “Aumentando a duração da bateria do Notebook

  • Ótima dica!
    Sobre a dica de recarga das baterias de íons de lítio, tb vale para celulares e smartphones.
    Obrigadão!

  • Essa dica foi super util para me ajudar na compra do primeiro notebook. Muito melhor que muitas reportagens de revistas do setor, que, a meu ver, parecem estar mais preocupadas em ajudar a vender (e até empurrar) os produtos.

    Me desculpe se eu não consegui entender direito, mas parece que não ficou claro qual windows (Vista ou XP) gasta menos bateria nos notebooks de acordo com o trecho do seu artigo:

    “O software de controle de energia do XP, além de ser muito mais simples de configurar, obtem um desempenho razoavelmente melhor que o do XP, chegando até a 35% de economia.”

    Muito importante para nós, leigos em informatica, que pessoas como vc se dediquem a nos auxiliar, pois a impressão

  • Opa Jair, muito obrigado, isso nos motivo cada vez mais a continuar.

    Me desculpe, foi erro de digitação (atenção), a verdade é o software de controle do Windows Vista que é muito melhor que do XP. E oferece muito mais economia na bateria.

    Já corrigi o problema, muito obrigado

  • Olá Lemp e caros leitores… A três dias comprei meu 1º notebook e estou cheio de dúvidas quanto ao uso correto da bateria juntamente com o OS XP-32X. Em busca de informações me deparei com esta webpage. Show de bola o artigo. Parabéns

  • Tenho um Acer Aspire One A150, e no manual não informa o tempo de recarga da
    bateria! Qual é o tempo de recarga da mesma e quais os cuidados para não
    danifica-la?! Existe outra bateria que mantenha mais tempo de uso para este
    modelo?!? Obrigado!

  • Ví numa reportagem na revista Proteste deste mês de Julho que ao carregar a bateria do notebook com o mesmo em uso aumenta significativamente a autonomia. Isso realmente procede? Na reportagem fala do NetBook LG que quando carregado em uso, a bateria dura 5:30hs e quando carregado desligado, a bateria dura 4:00hs.

  • Ola… cara, fui procurar o tal carregador externo de baterias e não achei em lugar nenhum não… existe mesmo é? tenho um mini hp, tava pensando em comprar mais uma bateria e este carregador, mas confesso que nao encontrei. Se puder me responder te agradeço. valeu

  • Poderia me indicar onde encontro carregador externo, já tentei de toda forma e não encontro e seria a melhor solução pro meu problema. Grata.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.