Saiba como escolher um notebook para estudo
Você sabe o que é realmente necessário em um notebook para estudo? Você irá aprender aqui.
O Kilobyte Notebooks possui um algoritmo próprio para avaliar os notebooks cadastrados em nosso sistema. Então conseguimos definir aqueles que são melhores e aqueles que não são tão bons para determinada tarefa.
Assim, o conjunto da obra é o que fará um notebook receber uma boa pontuação e as 5 estrelas que indica que ele tem tudo o que é necessário.
Logo, um bom notebook para estudar precisa atender algumas características para que dê conforto e aumente a produtividade, são elas:
- SSD de pelo menos 128GB;
- 4GB de memória ou 8GB para tirar o máximo do notebook;
- Processador i3 ou acima com pelo 3000 pontos no passmark;
Por que um SSD é necessário?
Antes de mais nada, eu não diria que é indispensável, porém, um SSD fará o seu notebook responder até 5 vezes mais rápido.
O armazenamento do notebook é o componente com menor velocidade, por isto um SSD vai tornar operações com ligar e desligar, abrir documentos e aplicativos muito mais rápido. O tamanho de 128GB entretanto é para dar mais conforto, não necessitando deletar arquivos constantemente.
Apesar disso você poderá comprar um notebook com HD simples e depois adicionar um SSD.
4GB de memória RAM e suficiente?
Antes de tudo é preciso entender quais programas serão utilizados. Na maioria das vezes Word, Excel, Google Chrome, Redes Sociais, Gmail, Microsoft Teams e programas similares 4GB de memória é sim o suficiente.
Porém, 8GB de memória trarão muito mais conforto pois o notebook trabalhará com “folga”, não pesando nos casos de abrir muitas abas no navegador por exemplo.
Processador Celeron e Atom vale a pena?
Sem dúvida farei um post apenas a respeito desta situação. Eu não recomendo a utilização destes dois processadores que apesar do baixo valor agregado não entregam muito ao consumidor.
Veja por exemplo a pontuação dos processadores Intel mais comuns:
- Celeron – Em média 1160 Pontos
- Atom – Em média 915 Pontos
- Pentium – Em média 1313 Pontos
- Pentium Gold – Em média 2305 Pontos
- i3 – Em média 5225 Pontos
- i5 – Em média 7500 a 9500 Pontos
- i7 – 10000 a 14000 Pontos
Em outras palavras, processadores Celeron e Atom entregam 5 vezes menos velocidade que o Intel Core i3.
Como resultado de seguir estas opções você terá um notebook que atenderá 100% das suas necessidades de estudo. Por fim, deixo uma lista com notebooks bons para estudar com valor até 4500 reais.