O mercado brasileiro é pior que do Paraguai – Apple

9 Comentários

Apple Brasil

Parece incrível a disposição da Apple em não trazer o iPhone finalmente para o Brasil, claro, nunca somos os primeiros em nada (vide Olimpíadas), seria normal o iPhone demorar mesmo para aparecer por aqui.

Mas o problema é quando certos países vizinhos (leia-se Colômbia, Argentina, Chile, Equador, Paraguai) entram no pódio com a medalha de prata e recebem a distribuição do produto na “segunda leva”. Lógico, já era para nós estarmos acostumados com o BRONZE, mas, é decepcionante ver o Paraguai na nossa frente.

Mas o que não dá, é culpar a Apple por esse “atraso” na distribuição por aqui, e pior, acusá-los de esnobar o Brasil.

Numa matéria da INFO, de Sandra Carvalho, ela diz:

Eu não sou o Itamaraty e não tenho de ser politicamente correta.  Tudo bem que Cupertino, a sede da Apple, fica lá na Califórnia, longe à beça da América do Sul.  Mas é uma questão de fazer contas: por que até o Paraguai tem de ficar à frente do Brasil?  Por que os argentinos têm de ter lojas Apple antes de nós?  O peso argentino, trocado em dólares, vale mais do que nossos reais?

E eu me disponho a responder a essas perguntas, com o pouco conhecimento que tenho da economia brasileira.

Vamos tomar o exemplo de São Paulo, o maior centro financeiro da América Latina… É uma referência na América Latina… Porque na América Latina…

Isso mesmo, na AMÉRICA LATINA, São Paulo apesar de o grande BAN-BAN-BAN dessa região, ele não chega a ser um dos centros para o mercado mundial. E por que? Simples, o mercado brasileiro é ridículo quando se trata de atrair investidores.

Apesar de o Brasil sozinho ter mais mercado que todos os países citados anteriormente, e só ele vender mais que na América Latinha inteira, isso não quer dizer que o lucro por aqui vai ser maior.

As barreiras que o governo impõe para uma empresa/investidor aqui são grotescas, um exemplo claro e simples: Se alguém for abrir uma empresa aqui no Brasil, com tudo certo, sem maracutaia, quanto tempo iria demorar? Mais ou menos 5 meses? Pois bem, sabe quanto tempo leva para abrir uma empresa em Londres por exemplo? Um dia! Exatamente um dia.

Além de as tarifas que são abusivas, e todas as outras dificuldades que o mercado brasileiro se dá que atrapalham esse “crescimento”.

Não é só a Apple que encontra problemas ao tentar entrar no mercado brasileiro, hoje em dia, quando uma grande empresa busca internacionalização, não encontra nenhuma cidade brasileira como uma boa opção.

E o pior, a único estado que tem o poder de mudar essa situação, embora eu deteste admitir, é São Paulo. Mas para isso é preciso que o governador do estado pense em uma solução que seja boa não só para a economia do estado, mas também para a população em geral.

Mas, do jeito que as coisas andam, é melhor torcer para o BRONZE mesmo, porque as coisas nem de perto estão sendo planejadas para mudar.

Assine o nosso Feed
862 assinantes,
assine você também!
Publique esse artigo no Twitter Cadastre esse artigo no UEBA Cadastre esse artigo no Bookmarks do BlogBlogs Cadastre esse artigo no Dihitt Cadastre esse artigo no Rec6

Lemp

Lemp é o criador do blog Kilobyte, blogueiro por profissão e diversão integral, apaixonado por tecnologia e gadgets.

9 Comentários

  • 28 de agosto de 2008 | Permalink |
    Só pra constar.

    A demora do debut do iPhone no Brasil se deve não à Apple (pelo menos não dessa vez) e sim a demora da homologação da Anatel.

    A Claro e a Vivo já estavam prontas pra vender o iPhone há muito tempo.

    Responder

  • admin
    28 de agosto de 2008 | Permalink |
    Pois é…o problema não é a Apple… É a burocracia que temos por aqui.

    Responder

  • admin
    28 de agosto de 2008 | Permalink |
    Acho que a palavra BUROCRACIA me faltou ao digitar o texto

    Responder

  • Carlos ABS
    28 de agosto de 2008 | Permalink |
    o IPhone não tem nada de mais, apenas é o maior simbolo do consumismo mundial.

    Existem vários outros aparelhos compatíveis/superiores por aqui.

    A Apple caga e anda pro Brasil sim senhor, não existe nem uma assistência técnica descente por aqui.

    E quem te disse que leva 5 meses pra abrir uma empresa no Brasil? Eu abri a minha em menos de 1.

    Eu não vejo a hora de lançarem o HTC com o Android, esse sim, uma inovação de verdade e não apenas um mero “hype” como a Apple adora fazer.

    Responder

  • admin
    28 de agosto de 2008 | Permalink |
    Concordo com o fato de o iPhone ser um mero Hype.

    O BlackBerry está aí, muito melhor do que o iPhone, e não tem toda essa “puxação” de saco com eles. Eu dispenso o iPhone, muito obrigado.

    Mas quanto a cagar e andar pro Brasil, não é simplesmente porque um belo dia, a Apple pensou: “O Brasil é feio, bobo e chato!”

    Tem toda uma situação que impede que eles comecem a vender os seus produtos por aqui como deveria.

    Responder

  • Eduardo
    28 de agosto de 2008 | Permalink |
    O autor não parece ter conhecimento suficiente para opinar sobre o fato abordado.

    Responder

  • admin
    28 de agosto de 2008 | Permalink |
    @Eduardo

    Realmente, economia brasileira nunca foi o meu forte. Mas leio bastante, e isso que disse não é baseado em nada. Usei como referência, além de uma entrevista, um artigo na revista EXAME, sobre fundos de investimento no Brasil e no exterior, junto com a internacionalização das empresas.

    Responder

  • leo filho
    28 de agosto de 2008 | Permalink |
    É! Nesta você estava desinformado.
    Tudo culpa da ANATEL – Agência Nacional de Telecomunicações (para quem não sabe!).

    Responder

  • admin
    28 de agosto de 2008 | Permalink |
    @leo filho

    Quem controla a Anatel? Quem impôs as regras da Anatel?

    Acho que não estão entendendo direito a situação…

    Responder

Deixe um comentario

Seu e-mail nunca será divulgado. Campos marcados com * são obrigatórios.