Bing, o novo buscador da Microsoft – Análise geral

bing

O Bing, novo buscador da Microsoft veio com um objetivo claro e simples: roubar um pedaço da fatia de mercado do Google. Aliás, há um bom tempo a Microsoft vem tentando fazer isso.

Sei que é um pouco cedo para uma análise detalhada sobre o produto, ainda mais pelo fato de esse ser o Beta do Beta do sistema de busca. Mas nada vai impedir que façamos uma análise geral sobre ele, o visual, suas features já disponíveis e a eficiência da busca.

steve-ballmer-dr-evil

Começando pelo Design, eu sou suspeito para falar pelo fato de achar sempre que coisas mais simples são as melhores, mas sério, de quem foi a idéia de usar uma favela da Arábia como imagem de fundo? Está bonito sim, devo admitir, mas sei lá, não ficaria uma coisa bem melhor se no caso o Bing fosse assim:

bing-2

Mas, vamos ao que é importante, a relevância da busca do Bing. Ele deixa muito a desejar nesse quesito quando se busca assuntos específicos, mas é óbvio que esse é um problema momentâneo, coisa de beta. Afinal, todos os buscadores lançados no exterior, demora algum tempo para as buscas ficar de acordo.

Uma coisa que dá para notar logo de cara, Wikipedia, blogs, portais, quase não aparecem nas buscas direito. Os 3 primeiros resultados são relevantes, mas o restante deixa muito a desejar. Parece que ele dá muito mais destaque para o nome do domínio e descrição do que para o título da página.

Ele possui uma ótima organização e velocidade, mas ainda não trocaria o Google para buscas comuns.

Mas uma coisa me impressionou no Bing: a busca por imagens é perfeita. Além de possuir ótima relevância, a proteção contra imagens impróprias funcionar perfeitamente, a organização das imagens é excelente.

Ao usar o sistema fiquei com a impressão de entrar em uma pasta do meu computador onde guardava minhas imagens, não é preciso carregar várias páginas, apenas descer a barra de rolagem, é possível modificar o tamanho das miniaturas

angelina-jolie

Há vários pequenos detalhes que faz da ferramenta a melhor que já usei, como por exemplo: Ao passar o mouse em uma imagem que está pela metade no canto superior ou inferior, ele abre um pequeno pop-up mostrando a imagem completa, e isso sem pesar em nada, passou o mouse apareceu.

Ao lado também aparece opções para filtrar os resultados da busca, como Papéis de Parede, imagens pequenas, coloridas ou preto e branco, etc.

bing-images

Sinceramente, o buscador de imagens do Bing é agora o meu oficial. Já o de busca de notícias e outros, ficarei com o Google mesmo.

43 queries in 2,669 seconds.