Aumentando a duração da bateria do Notebook

Notebook Revista Kilobyte

Me diga, quantas vezes você estava fazendo alguma tarefa de extrema importância e o notebook acaba a bateria, sem nenhum tomada por perto?

Seria um sonho, um portátil aguentar um dia inteiro de trabalho sem precisar de nenhum carga extra, mas, isso está muito longe da nossa atual realidade. A maioria dos notebooks suportam em média 2h de trabalho, e as vezes até 1h de trabalho intenso com ele.

Bateria de Notebook

Apesar disso, existem algumas ferramentas que podem ser usadas para aumentar o período de autonomia do laptop, o que pode trazer um ganho de até 50% no tempo de duração da bateria. Algumas dicas para você:

Vista Battery Saver (VBS)

Apesar de o próprio Windows Vista possuir um software de controle de energia (falarei a seguir), ele não faz um controle total para que exista um ganho de energia maior. Como desativar os efeitos gráficos por exemplo. O Vista Battery Saver, oferece um controle totalmente automático e mais “completo” sobre a economia de energia, chegando em uma economia de até 55% da bateria do notebook.

Software do próprio Windows Vista

O Vista, como falei anteriormente, possui um controle de energia muito bom, mas não chega a ser completo, obtendo ganhos de até 32% no tempo da bateria do notebook. Para quem não quer fazer o download do Vista Battery Save, é uma boa opção. Para acessar o controle de energia do Windows Vista faça o seguinte:

Na Área de Notificação (onde fica o relógio), dê um duplo clique no medidor de bateria, e escolha, economia de energia.

Ao clicar em “Mais opções de energia”, você obtém uma enorme lista de configurações que podem ser feitas, para quando você estiver utilizando o notebook apenas com a bateria.

[Update] Software do próprio Windows Vista Service Pack 1

Com o novo pacote de atualizações, o sistema de economia de energia ficou muito melhor, podendo obter até 45% de economia de energia, e seria a melhor opção para quem quer um notebook durando mais tempo fora da tomada. Os controles são os mesmos, algumas funções melhores.

Software no Windows XP

Sei que a maioria considera o Windows Vista como o Windows ME de visual novo, a maioria das pessoas não gosta, e assim, preferem utilizar o windows XP.

O software de controle de energia do XP, além de ser muito mais simples de configurar, obtem um desempenho razoavelmente melhor que o do Vista, chegando até a 35% de economia. Lembrando que o Vista service pack 1, ou o VIsta com o Vista Battery Saver ainda obtem resultados muito melhores.

Para acessar o software também é muito simples, dê um duplo clique no medidor de bateria, e selecione a opção “Maximizar bateria”, o que vai fazer seu computador ter um menor consumo de bateria.

Bateria reserva

Sei que é óbvia essa dica, mas importante dizer que é a melhor solução para se obter uma melhor autonomia do notebook. Principalmente quando se têm um carregador externo de bateria, que custa em média 250 reais, assim, você poderá carregar um bateria, enquanto usa outra no notebook.

Um coisa importante

Diferente das baterias antigas de níquel-cádmio, as novas baterias de notebook, as de íons de lítio devem ser recarregadas antes que a carga se esgote completamente, fazendo isso você prolonga a vida útil da bateria.

Enfim, qual a melhor opção de sistema operacional.

Definitivamente o Windows Vista Service Pack 1 com o software Vista Battery Saver instalado.

43 queries in 0,247 seconds.