Acessar e controlar um computador à distância.

Como um dos objetivos do blog é levar novas¹ tecnologias e ferramentas para os leitores, e tutoriais que o tornarão no mínimo o fodão dos computadores entre seus amigos, esse tutorial é de grande valia, não somente para tirar vantagem com aquele primo chato, mas essa é a melhor forma de se fazer manutenção em micro de clientes à distância.

A ferramenta que usaremos para o acesso remoto é o TightVNC, escolhemos ele porque é totalmente aberto e gratuito, ele possui versões para Windows e Linux. Para download do programa clique aqui.

O TightVNC, assim como na maioria dos programas de acesso remoto, ele é divido em 2 programas, o servidor e o cliente.

O Servidor, TightVNC Server, é o programa que deve ficar na máquina que vai ser acessada.

O cliente, TightVNC Viewer, é o programa que será usado para acessar o Tight Server, que na versão atual possui apenas 240Kb.

Recomendo MUITO que instale também o componente “DFMirage mirror display driver”, que está disponível no final da página de download. Ele torna as atualizações de tela muito mais ágeis.

Após instalar tudo, o que não tem nenhum mistério, ative o programa: O jeito mais fácil é ir no menu iniciar, e clique em “Launch TightVNC Server”, dentro da pasta do VNC.

Forneça uma senha de acesso e mantenha o programa ativo (residente). É muito importante não usar senhas obvias, pois a conexão é protegida apenas por essa senha.

Para obter melhor desempenho no acesso à máquina sugiro que marque a opção “Remove desktop wallpaper”, o VNC trabalha enviando imagens da tela, logicamente o envio de imagens pesadas como wallpapers reduz a qualidade e desempenho do programa.

Marcando essa opção, fa com que os papeis de paredes sejam desativados automaticamente nos acesso com VNC.

A opção “Enable built-in HTTPserver” dentro do mesmo menu de opções, ativa o apllet Java, o que permite o acesso de clientes utilizado o navegador de internet. O applet usa a porta 5900TCP, para acessar o servidor basta utilizar: “http://ip.do.servidor:5800″, mais ou menos assim, “http://192.168.12.1:5800″.

Mas, a velocidade do applet Java é muito inferior à da cliente VNC, para acessar através do cliente basta utilizar o número de IP, nome ou domínio do servidor, seguido de “:0″ (dois pontos Zero) para clientes windows, mais ou menos assim: “192.168.12.1:0″.

index_html_eea3c8

Ao clicar em conect você já terá acessado o PC do servidor.

Acesso remoto com o TeamViewer

Agora que você já tem o tutorial do VNC, não precisa fazer as delongas com esse programa, pois é muito parecido.

Basicamente você precisa fazer o seguinte:

Instale o programa, da mesma forma do anterior, nesse é necessário instalr o program nos dois micros. Você irá conseguir um número de ID e criar um senha.

Para controlar o computador, inicie os programas, nos dois micros,

Digite o ID do computador que será acessado no campo do lado direito do programa, e clique em Connect Partner.

Após isso, digite a senha e click em Log ON. E já estará conectado.

E agora é por sua conta!

43 queries in 0,129 seconds.